segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Açude Tijuquinha é o primeiro a transbordar em 2012 no Ceará


O Açude Tijuquinha, no Maciço de Baturité, transbordou no domingo (26) com uma altura da lâmina de água de 11cm, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). O reservatório tem capacidade para armazenar 974 mil litros cúbicos de água. Ao todo, 136 açudes do Ceará são monitorados pela Cogerh.
Segundo a companhia, outros cinco açudes estão com mais de 90% da capacidade de armazenamento. O Açude Valério, em Altaneira, na Região do Cariri, e o Açude Gavião, na Região Metropolitana, devem ser os próximos a transbordar, de acordo com a Cogerh.
Nesse início da quadra chuvosa no Ceará, a acumulação total dos reservatórios já atingiu 70%, segundo a Cogerh. “O número é excelente. Já registramos a quarta maior acumulação hídrica histórica para este período”, afirma o assessor da Cogerh, Yuri Castro. Em 2011, os reservatórios cearenses registravam 62% neste mesmo período.
A expectativa da Cogerh, dentro do prognóstico apresentado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), é de que os açudes estejam com 80% da capacidade total ao fim da quadra chuvosa. O Ceará é dividido em 12 regiões hidrográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário