domingo, 8 de julho de 2012

08 DE JULHO - 10 anos da morte do poeta Patativa do Assaré

Patativa do Assaré em frente a sua casa

Este domingo, dia 8 de julho, marca os 10 anos da morte do saudoso poeta popular Patativa do Assaré. Ele morreu em 2002 aos 93 anos de idade após um período internado no Hospital São Francisco de Crato com uma pneumonia. Da mesma forma que em vida, de lá para cá o ilustre poeta já foi alvo de inúmeras homenagens póstumas. São formas de reconhecimento a um dos maiores poetas popular e clássico do mundo.
Outro detalhe é que Patativa não era letrado e, mesmo assim, tornou-se um grande nome da cultura popular brasileira além de ter gerado influências básicas na música nordestina. Antônio Gonçalves da Silva, como era o seu nome de batismo, foi aclamado ao longo do século XX como um dos mais importantes poetas populares. Artistas como Luiz Gonzaga e Raimundo Fagner ajudaram a difundir a arte de Patativa interpretando músicas suas como A Triste Partida e Vaca Estrela e Boi Fubá.
Seus versos foram cantados também por vários outros nomes como Renato Teixeira e Rolando Boldrin. 
Ele obteve popularidade em nível nacional, possuindo diversas premiações, títulos e homenagens, sendo nomeado por cinco vezes Doutor Honoris Causa. No entanto, afirmava nunca ter buscado a fama, bem como nunca ter tido a intenção de fazer profissão ou ganhar dinheiro com seus versos. Patativa nunca deixou de ser agricultor e de morar na mesma região onde se criou e morreu: o Cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário