quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

21/12/2012 - O mundo não vai acabar e você continuará vivo


O calendário maia apontaria que no dia 21 de dezembro de 2012 seria o fim do mundo. Foto: Divulgação
O calendário maia apontaria que no dia 21 de dezembro de 2012 seria o fim do mundo
O dia 21 de dezembro de 2012, segundo o calendário maia, está marcado para um evento universal: o fim do mundo. Para um dos fundadores do Clube de Astronomia de Fortaleza Paulo Régis nada vai acontecer, “vai anoitecer e amanhecer normalmente”.
“Não tem fundamento o que andam falando. Falam de asteróides, mas cientificamente não está acontecendo nada. Não tem nenhum asteroide se aproximando”. De acordo com Régis, há apenas um fenômeno diferente atingindo as áreas do norte da Europa e parte do Canadá. “O sol está em máxima atividade, mas faz parte do ciclo dele. Isso acontece de 11 em 11 anos”.
Régis ainda contou que, por causa do fenômeno, algumas transmissões via satélite podem ser interrompidas devido às descargas elétricas do sol nas áreas afetadas. Além disso, pode influenciar na distribuição de energia elétrica, causando muitos apagões. “A comunicação passa pelos satélites e, com o aumento dessa atividade, de certa forma são afetados. As ligações de celulares podem ser interrompidas, por exemplo. O risco de acontecer na linha do Equador é difícil, mas não impossível”.
O membro do clube também ressalta que a atividade máxima do sol não interfere na temperatura. Além disso, pode ocasionar fatores isolados que prejudicam os seres humanos. “O que pode acontecer é uma tempestade solar ideal, que já aconteceu em 1886, causando incêndios, apagões, falha nos sistemas de comunicação (…) Já imaginou Fortaleza uma semana sem energia? As pessoas iam achar que o mundo se acabou mesmo. Naquela época [1886] não influenciou muito porque só tinha telégrafo”.
Nasa desmentiu o fim do mundo - A Agência Espacial Americana (Nasa) desmentiu os rumores sobre o fim do mundo na internet. A agência esclareceu que, da mesma forma que o tempo não para quando os “calendários de cozinha” chegam ao fim, no dia 31 de dezembro, não há motivo para pensar que com o calendário maia seria diferente – 21 de dezembro de 2012 também seria apenas o fim de um ciclo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário