quarta-feira, 26 de outubro de 2016

ALERTA - Ceará confirma 1º caso de raiva humana em quatro anos

Ceará confirma 1º caso de raiva humana em quatro anos
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) confirmou nesta terça-feira, 25, o primeiro caso de raiva humana no Ceará, após quatro anos sem registro da doença. O paciente é um agricultor de 37 anos, que foi mordido por um morcego no município de Iracema e depois internado no Hospital São José de Doenças Infecciosas, em Fortaleza.
O último caso de raiva humana no Estado havia sido registrado em 2012, transmitido por um soim, em Jati. Agora, o resultado laboratorial do Instituto Pasteur deu positivo para o vírus da doença que circula em morcegos hematófagos.
De 2012 até setembro de 2016, a Sesa registrou 151.089 casos de agressões desses animais contra humanos. O agricultor foi agredido pelo morcego, no último dia 16 de setembro, enquanto dormia, conforme relato dele aos profissionais de saúde. Ele disse que foi mordido no pé esquerdo, matou o animal e depois fez o descarte da carcaça.
A raiva humana tem alta taxa de mortalidade, o morcego é o principal transmissor da raiva no Brasil, mas o vírus também pode ser passado por mordida, lambida ou arranhão de cães, raposas, gatos e soins contaminados. Os primeiros sintomas das doenças, podem aparecer duas semanas após a picada ou arranhaduras dos animais contaminados.
Convulsões, arritmia cardíacas e encefalite são alguns dos sintomas dos pacientes diagnosticados com raiva. Entre janeiro e outubro deste ano, foram registrados pela Sesa 34 de raiva animal, sendo 29 em animais silvestres, um em soim, três em raposas e 25 em morcegos em área urbana.
A Sesa alerta que a vacinação é a única forma de evitar que animais domésticos sejam infectados pelo vírus da raiva e transmitam a doença para humanos.
Saiba mais - A Sesa divulgou ainda que a vacina humana para a doença está com distribuição parcial pelo Ministério da Saúde. A Coordenação Estadual de Imunizações solicitou 150 mil doses da vacina humana entre janeiro e outubro, 15 mil doses por mês, mas recebeu 72.350 doses, ou seja, 48% do total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário