segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Funceme prevê volta das chuvas na segunda quinzena de fevereiro

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), não houve registro de chuva em nenhum município cearense, no último domingo, 5. Este é o segundo dia consecutivo sem incidência de chuva em qualquer das regiões, já que no sábado, dia 4, também foi sem registro de qualquer atividade pluviométrica.

Zona de Convergência  - A Fundação colhe dados diariamente de nove regiões com diversos postos de medição das precipitações. São eles: Cariri, Ibiapaba, região Jaguaribana, do Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte, Maciço de Baturité e Sertão Central e Inhamuns. De acordo com a Fundação, está previsto um período de pequena escassez causado pela falta de um sistema de meteorologia atuante, que possa trazer chuva. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se afastou do litoral e se concentra mais sobre o oceano. A expectativa é que o fenômeno volte a se aproximar do Estado, entre os dias sete e oito, trazendo áreas de instabilidade com chuvas isoladas, em sua maioria no Norte do Estado.

Próximas chuvas - As previsões são de chuvas mais generalizadas, entre os dias dez e onze, por conta de um Sistema Meteorológico atuando sob o estado da Bahia, o que pode gerar a instabilidade responsável pela formação de nuvens carregadas, acarretando chuva para a região Sul do Ceará (Cariri e Sertão dos Inhamuns). Ainda, segundo estudos da Funceme, as precipitações devem se seguir até o dia dezoito de fevereiro, com incidências para a Região Metropolitana de Fortaleza, Sul e Oeste do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário