quinta-feira, 18 de maio de 2017

Cena de espancamento de Nonato, interpretada pelo ator Silvero Pereira, natural de Mombaça foi inspirada em travesti morta no Ceará

 
Coube ao ator Silvero Pereira a tarefa de mostrar, na novela 'A Força do Querer', a triste realidade vivida pelos travestis e transexuais no Brasil. Na trama de Glória Perez, o rapaz vive Nonato, motorista de dia e Elis Miranda à noite, que convive com um patrão homofóbico, vivido por Humberto Martins.
Uma das cenas mais tocantes vividas pelo rapaz foi inspirada em uma tragédia da vida real, quando Nonato foi descoberto pelo irmão enquanto estava vestido de Elis, sendo brutalmente espancado em seguida. A cena teve como plano de fundo o espancamento seguido de morte da travesti Dandara Santos, assassinada por um grupo de jovens em Fortaleza em fevereiro deste ano.
"Ela queria abordar que a violência está presente e que não falamos sobre isso. Gravamos a cena do espancamento com muito cuidado de 5h da tarde às 3h da madrugada, com muito figurante, muito movimento de câmera, com uma equipe muito preocupada em mostrar que aquilo era apenas uma parcela do que acontece na vida real", conta o ator, de 34 anos. A Elis não morreu como a Dandara, mas me trouxe muitas lembranças das histórias que havia pesquisado tanto da Dandara como da Érika, que foi jogada de um viaduto pouco tempo depois da Dandara. E depois que a cena da Elis foi ao ar uma outra travesti do Ceará foi assassinada com 15 facadas. É muito difícil fazer um trabalho tão próximo da realidade. Em uma rede social, a cena teve 600 mil visualizações e comentários positivos de pessoas dizendo tem que ser mostrado, que a gente precisa abrir os olhos para o que acontece na sociedade".
Como Dandara, Silvero também é cearense. O ator se dedica ao grupo Coletivo Artístico As Travestidas há 17 anos e veio de uma família pobre de Mombaça. O rapaz se formou em artes cênicas, fundou o grupo Coletivo Artístico As Travestidas e ganhou notoriedade com o espetáculo “BR-Trans”, escrita e protagonizada por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário