terça-feira, 8 de agosto de 2017

RESGATE EM PACATUBA - Três presos tentaram fugir da penitenciária com apoio de fora

Alemão é um dos mentores do mega furto ao Banco Central, doze anos atrás

A tentativa de resgate de presos frustrada na madrugada desta terça-feira, 8, na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, envolveu três detentos, de acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado. Francisco Jussivan Alves dos Santos, 50, o Alemão, Antônio Carlito Avelino, 50, conhecido como Boi, e Paulo Laércio Pereira de Freitas, 36, conhecido como Paulo Cabecinha são os nomes indicados pela secretaria. Alemão e Boi foram feridos durante tiroteio e estão no Instituto Doutor José Frota (IJF).
Um policial foi atingido de raspão, ainda conforme a Sejus. Em nota, a secretaria divulga que Antônio Jussivan foi avaliado, passou por procedimento cirúrgico e passa bem. Antônio Carlito, o Boi, está sendo submetido a exames. Contagem na unidade prisional será realizada ao longo do dia.
De acordo com levantamentos da Sejus, por volta de 1h20, agentes penitenciários identificaram, pelo sistema de monitoramento, a tentativa de internos de chegarem à muralha da unidade.
O trio serrou as grades de ventilação da cela, cortou a grade que separa as vivências da muralha e jogou uma corda feita de lençóis – teresa - para escalar a muralha. O grupo do lado de fora daria suporte com uma escada e carro, conforme a secretaria.
“Os policiais que faziam a segurança da muralha deram um disparo de advertência, quando pessoas que davam apoio externo à fuga começaram a disparar contra a muralha. Houve troca de tiros”.
A última entrada no sistema penitenciário cearense de Alemão foi em 2010, cinco anos após o mega furto ao Banco Central, entre os dias 5 e 6 de agosto daquele ano. Boi está preso desde 2010, respondendo pelos crimes de homicídio e roubo. Paulo Laércio responde por homicídio, receptação e roubo, estando recolhido desde 2014. Todos três têm outras passagens pelo sistema penitenciário cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário