quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Secretaria da Justiça confirma fuga e morte de presos e vai realizar transferências

A rivalidade entre presos de facções adversários culminou no triplo assassinato

A Secretaria da Justiça e da Cidadania do Ceará (Sejus), distribuiu nota à Imprensa, no começo da tarde desta quinta-feira (10), esclarecendo os fatos ocorridos na Cadeia Pública da cidade de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), quando três presos foram mortos em meio a um conflito de facções criminosas.
Uma violenta briga entre internos daquela unidade aconteceu quando eles eram liberados das celas para o banho de sol. Os envolvidos seriam integrantes das facções rivais Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE), que dominam o Sistema Penitenciário do Ceará.
Armados com barras de ferro e “cossoco” (faca artesanal), os presidiários invadiram as celas de inimigos. Um agente penitenciário foi dominado e virou refém, sendo trancado em um xadrez.  A Polícia Militar foi chamada para conter o incidente. Pelo menos, cinco detentos aproveitaram a oportunidade e escaparam da cadeia, não sendo entrados até o momento.
A Secretaria identifica os três detentos que acabaram sendo assassinados no incidente e informa também como o confronto aconteceu.

Leia a nota da Sejus - “A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) informa o óbito de três internos, na manhã desta quinta-feira (10), na Cadeia Pública de São Gonçalo do Amarante. Por volta das 8h, quando os internos são soltos para o banho de sol, internos de uma cela renderam o agente penitenciário e o trancaram em uma sala da direção. Os mesmos internos invadiram outra cela, matando Estefferson de Lima Moura de Sousa, Francisco Diego da Conceição e Márcio Cleiton da Silva Ricardo Filho. Dois internos ficaram feridos e foram levados ao Instituto Dr. José Frota. Cinco internos conseguiram fugir. A Delegacia e a Perícia Forense já estiveram no local para os procedimentos necessários. Ainda hoje, alguns internos devem ser transferidos para outras unidades prisionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário