sábado, 9 de setembro de 2017

20 policiais militares pediram desligamento do curso dos "Caveiras" no Ceará - Restam 24 alunos

Após uma semana do Curso de Operações Especiais (Coesp), que começou com 68 policiais militares, 20 profissionais pediram desligamento e restaram apenas 24. O curso começou no dia 1º de setembro. As informações são do coordenador do curso e comandante do Policiamento Especializado, coronel Aginaldo de Oliveira.
Segundo o coronel Aginaldo, o exame começou com 68 inscritos e apenas 44 passaram no exame de seleção, sendo 38 do Ceará e seis de outros estados (três do Amazonas e três do Mato Grosso). Pediram desligamento um policial do Mato Grosso e 19 do Ceará. Logo no primeiro dia do curso, pediram desligamento cinco alunos.

Os militares estão confinados em um campo de treinamento que funciona em uma fazenda no município de Palmácia. "Eles estão no campo de treinamento, estão isolados. Lá eles aprendem noções de nós e amarrações, manutenção de armamento, natação utilitária, essa última muita gente sai, pois é um treinamento puxado. Eles entram na água com todo o equipamento, como mochila, farda e tem que se manter dentro da água com todo o equipamento. Só nessa fase saíram oito", explica o coordenador.
Ainda na fazenda, os alunos têm instruções de Controle de Distúrbios Civis e também de operações com munições químicas. Conforme o comandante do BPE, quando retornarem à Fortaleza, os PMs iniciam o curso de cinotecnia, que é de adestramento com cães, regimento de Polícia Montada e seguem para o salvamento aquático e salvamento de altura, no Corpo de Bombeiros.
No decorrer do mês e até o fim de outubro, eles ainda terão aulas de ações antibombas, com o esquadrão antibombas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). Já durante o mês de novembro começam as viagens. O curso tem duração de 16 semanas.

VIAGENS - Durante o mês de novembro, o curso acontece fora do Estado. O primeiro lugar a ser visitado é Belém, no Pará, na base dos fuzileiros navais, em seguida Goiás, para o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Goiás. Ainda em Goiás haverá visita ao Batalhão de Forças Especiais do Exército Brasileiro, onde os alunos devem conhecer a atuação das operações especiais dos exércitos. Saindo de Goiás, os alunos seguem para o Rio de Janeiro e vão conhecer o Batalhão de Operações Especiais (Bope). 
Os alunos devem passar uma semana com os caveiras do Rio de Janeiro em treinamento de operações em áreas de alto risco. Por último, a viagem para Recife, onde conhecerão a Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac). Equipes com instrutores de outros estados também visitarão o Ceará. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário