segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Após morte de sequestrador, CPPL 1 registra nova tentativa de resgate nesta segunda feira

Condenado a mais de 40 anos, "Véio" era sequestrador, ladrão de bancos, carros-fortes e cargas

Uma tentativa de resgate e um assassinato mobilizaram a Polícia neste fim de semana  para um dos presídios do Complexo Penitenciário da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), em Itaitinga, a Casa de Privação Provisória da Liberdade  Agente Luciano Andrade Lima, a CPPL 1.
A tentativa de resgate ocorreu na madrugada desta segunda-feira (25), por volta de 2h30, quando um grupo armado tentou resgatar comparsas que estão cumprindo pena naquela unidade. Houve troca de tiros intensa entre os agentes penitenciários e o grupo. Imediatamente, a Polícia Militar foi acionada, sendo mobilizadas patrulhas do batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).
Com a chegada das viaturas do Comando Tático Motorizado (Cotam) e do grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), os criminosos que buscavam resgatar seus parceiros acabaram fugindo em meio ao cerrado tiroteio no local. A princípio, foi descartada a ocorrência de fugas.
Um dos agentes penitenciários que trocaram tiros com os criminosos foi baleado e levado para o IJF-Centro. Ele sofreu um tiro em uma das pernas. Seu estado de saúde não foi revelado pelas autoridades.

Morte de sequestrador - Na mesma unidade prisional um dos bandidos tido como chefe de quadrilha e envolvido em casos de sequestros e assaltos a banco foi morto  no último sábado. Tratava-se do bandido Francisco Pedro Barreto de Freitas, o “Véio de Chicopeba”. Segundo a Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus), o corpo do presidiário foi encontrado na manhã de sábado com muitas marcas de violência.
“Véio de Chicopeba” teria sido espancado até a morte por outros detentos dentro de uma das celas e, em seguida, seu corpo arrastado pelas galerias da Vivência onde permanecia preso. Os motivos do assassinato do sequestrador e os autores do crime não foram ainda revelados. Contudo, há indícios de que o crime pode estar relacionado à briga entre facções.
“Véio de Chicopeba” tornou-se um dos bandidos mais procurados do Ceará entre os anos de 2000 e 2016. Depois de se envolver em assaltos a bancos e a carros-fortes, além de tráfico de drogas e roubos de cargas na região entre os Municípios de Morada Nova e Quixadá, ele migrou para o crime de sequestro e teria comandado pelo menos, três casos.
Um deles ocorreu em Fortaleza, onde a filha do dono de uma rede de lojas de eletrodomésticos foi arrebatada e levada para o cativeiro.  Outro crime semelhante teve como vítima um industrial da cidade de Limoeiro do Norte. O bandido esteve envolvido em fugas espetaculares e troca de tiros com a Polícia por diversas vezes, até ser capturado em 2012.
O criminoso foi detido na localidade de Cristais, em Cascavel (Região Metropolitana de Fortaleza) onde mantinha em cativeiro a empresária Vanessa Rabelo. Foi preso junto com os guardas do cativeiro, Jair Maurílio da Silva e Fagner de Oliveira da Silva, numa operação conjunta da Divisão Antissequestro da Polícia Civil (DAS) e da Coordenadoria Integrada de Inteligência (Coin), da SSPDS.  O bandido estava condenado a cerca de 40 anos de prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário