sábado, 16 de setembro de 2017

Cadeirante é preso suspeito de liderar gangue de tráfico de drogas com cem membros

Cadeirante que lideraria gangue de tráfico de drogas no DF e outros suspeitos dos crimes (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Cadeirante que lideraria gangue de tráfico de drogas no DF e outros suspeitos dos crimes

Um cadeirante foi preso na manhã deste sábado (16) suspeito de liderar uma organização de tráfico de drogas que tem mais de cem membros e é responsável por pelo menos metade dos crimes do tipo em Planaltina, região administrativa do Distrito Federal. De acordo com a Polícia Civil, outros 32 adultos e um adolescente que têm envolvimento com o esquema também foram detidos. Com o grupo foram encontrados R$ 50 mil, celulares, uma arma e porções de crack e maconha.
O grupo é investigado desde 2009 e já foi alvo de três operações anteriormente. Segundo a polícia, havia uma estrutura bem-definida: o líder, que ficou cadeirante após levar um tiro em um enfrentamento com um grupo rival, contava com três coordenadores e quatro gerentes. Desses “funcionários”, dois agiam de dentro do Complexo Penitenciário da Papuda.
Além disso, cada gerente comandava três grupos. Um deles era denominado “núcleo de ataque”, responsável pela defesa do território e morte de rivais. O segundo, “núcleo de crime diversos”, cujos membros ficavam nas bocas de fumo e cometiam os roubos. O terceiro era formado pelos traficantes de fato.
A maioria dos suspeitos morava e atuava na Vila Buritis II, mas também agia no restante de Planaltina, Sobradinho e Entorno. O grupo se autodenominava “Crime, Maldição e Morte” e “Gangue do Pombal”. Também estava entre as práticas dos suspeitos ameaçar outros traficantes e a população, além de “ostentar poder”.
As prisões ocorreram por meio da Operação Tec-9. Foram mobilizados dez delegados, dez escrivães e cerca de 200 agentes de polícia. As equipes usaram helicópteros e cães nas atividades. Ninguém se feriu durante a ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário