terça-feira, 26 de setembro de 2017

COMBATE ÀS DROGAS - Estudo aponta os 32 municípios do Ceará com grave problemas por consumo de crack

O crack é uma das drogas mais devastadoras para a saúde

Um levantamento realizado pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) aponta que a droga é um grave problema para 32 municípios cearenses. No país o impacto atinge 1.155 municípios brasileiros, um quinto (20,7%) dos 5.570 existentes.
As informações foram dadas pelas prefeituras ao Observatório do Crack. O banco de dados classifica os problemas relacionados ao uso do crack como alto, médio e baixo. Se somados todos os níveis de problemas relacionados à droga, chega-se à conclusão de que ela está presente em pelo menos oito de cada dez municípios brasileiros (78,5%). O número pode estar subestimado, já que 945 (17%) dos municípios não responderam. Somente 5% (252) informaram não ter de administrar problemas relacionados ao crack.
As informações coletadas pelo Observatório do Crack começaram a ser tabuladas em 2010, em uma das marchas que os prefeitos fizeram a Brasília. Trata-se apenas de um mapeamento da circulação da droga e das dificuldades enfrentadas pelos gestores. Eles não mensuram, por exemplo, quantos usuários existem nestas cidades nem quantos são atendidos.
O dado mais recente sobre o consumo da droga no país dá conta de que são 2 milhões de usuários de crack. Porém ele está defasado, já que foi elaborado em 2010 numa parceria da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). À época foram detectadas 29 cracolândias em 17 capitais brasileiras.
Para fomentar o painel da confederação, os prefeitos recebem questionários com 26 perguntas. Nelas, eles informam se a presença do crack impacta áreas como saúde, assistência social, educação e segurança das suas administrações. Ao final, é o próprio gestor – geralmente acompanhado de sua área técnica– quem irá classificar se o nível do problema. Não existem “pré-requisitos” a serem preenchidos. “Quando um gestor indica que o nível do problema é alto, significa praticamente um pedido de socorro”.

Veja agora quais os Municípios do Ceará com mais alto nível de consumo de crack

Aiuaba
Apuiarés
Aracati
Aquiraz
Barbalha
Barreira
Beberibe
Boa Viagem
Cariré
Catunda
Eusébio
Forquilha
Ibicuitinga
IGUATU
Irauçuba
Itapipoca
Itaitinga
Itarema
Juazeiro do Norte
Maracanaú
Massapê
Miraíma
Morada Nova
Paraipaba
Pentecoste
Pereiro
Pires Ferreira
Russas
Sobral
Tabuleiro do Norte
Trairi
Umirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário