sábado, 30 de setembro de 2017

Filhote de baleia jubarte é encontrado morto em praia do sul da Bahia

Baleia estava em estado avançado de decomposição quando foi encontrado  (Foto: Cleberson Motta/Site Prado Notícia)
Filhote de baleia jubarte foi encontrado morto na cidade de Prado

Um filhote de baleia jubarte com cerca de 4 metros de comprimento foi encontrado morto, na cidade de Prado, na região sul da Bahia. O corpo do animal encalhou na praia do Centro, na manhã deste sábado (30), segundo informações do Projeto Baleia Jubarte, que coleta dados sobre os mamíferos no país.
De acordo com a entidade, a baleia é uma fêmea e o corpo dela ficou à deriva por alguns dias antes de chegar à praia. Ainda não há informações sobre as causas da morte.
Ainda de acordo com o Projeto Baleia Jubarte, foram registrados 102 encalhes de baleias jubarte no Brasil até este sábado. Só na Bahia, segundo a entidade, foram 41.
Conforme especialistas, as baleias migram para o litoral baiano todos os anos para acasalar e dar à luz filhotes. A temporada de reprodução ocorre entre os meses de julho e outubro, no inverno.
Os animais são atraídos para a região por conta das águas quentes, apesar da época do ano. As aparições são mais comuns no sul do estado. Nessas regiões, é normal encontrar empresas de turismo especializadas no passeio de barco para observação de baleias.
Durante os passeios, é possível ver como os mamíferos se comportam. Especialistas dizem que, embora sejam enormes, as baleias têm um excelente senso de localização e, dificilmente, se aproximam dos barcos porque conseguem perceber a presença da embarcação à distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário