sexta-feira, 8 de setembro de 2017

FRANCISCO - Papa pede que a Colômbia fuja da 'vingança' ante a paz

Francisco pediu para "curar as feridas e construir pontes" após o acordo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia

O papa Francisco pediu que a Colômbia não ceda "à tentação da vingança" em seu caminho para a paz e se emocionou com os jovens e os esforços do governo para enterrar de vez o último conflito armado da América.
Francisco se pronunciou contra a revanche que pode resultar de décadas de conflito com milhões de vítimas, entre mortos, desaparecidos e deslocados, agora que o presidente Juan Manuel Santos assinou paz com a guerrilha das Farc e tenta fazer a mesma coisa com o ELN.
Em sua primeira visita à Colômbia, Francisco se centrou no perdão e na reconciliação e renovou seu apoio a Santos na busca de uma paz estável para um país ainda ameaçado pela violência do tráfico de drogas e grupos paramilitares.
Antes de seu discurso, Francisco quebrou o protocolo em seu percurso a pé até o palácio, onde se recolheu em oração ante a Virgem de Chiquinquirá, e parou para tirar selfies, abraçar crianças e abençoar inúmeros fiéis.
Mas nem todos entre os milhares de fiéis que estavam na Praça Bolívia, em pleno centro de Bogotá, comungam com a mensagem de paz de Francisco.
Segundo ele, a mensagem do Papa, "se servir de algo, não calará um amplo setor que repudia as concessões feitas por Santos à guerrilha envolvida em delitos atrozes".
De sua parte, Santos, em sua mensagem de boas-vindas ao Papa, destacou que a Colômbia é "o único país do mundo onde as armas estão sendo trocadas por palavras", afirmou, antes de se reunir com Sua Santidade a portas fechadas.
No terceiro discurso de seu primeiro dia na Colômbia, o primeiro Papa latino-americano se referiu também à corrupção, à defesa da vida desde o ventre materno até sua conclusão natural, o problema da violência e do alcoolismo, a insegurança e a orfandade, assim como o problema das drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário