terça-feira, 3 de outubro de 2017

Chefe de bando que cavou túnel em São Paulo liderou motim a mando do PCC

Alceu Céu Nogueira é suspeito de comandar bando
Alceu Nogueira é suspeito de comandar bando

Apontado pela Polícia Civil como o líder do bando que cavou um túnel para tentar furtar o Banco do Brasil, Alceu Gomes Nogueira comandou rebelião na Penitenciária I de Avaré, no interior de São Paulo, nos dias 12 e 13 de maio de 2006. O motim teria sido ordenado pelo PCC, que, na época, a facção iniciou também a série de ataques que parou a cidade de São Paulo.
A rebelião cuja liderança é atribuída a Nogueira começou um dia após Marcos William Herbas Camacho, o Marcola, apontado pelo Ministério Público como líder máximo do PCC, ser transferido de Avaré para a Penitenciária 2 de Presidente Venceslau. Na ocasião, outras lideranças da facção também foram levadas a Presidente Venceslau.
Em 30 de junho de 2014, Nogueira foi condenado em primeira instância a seis anos de reclusão, ao lado de outros dois detentos, por liderar o motim.
A sentença afirma que os líderes da rebelião portavam armas, canos de ferro e estiletes e que a intenção da revolta era destruir o Regime Disciplinar Diferenciado. Ao menos 14 pessoas foram feitas reféns.
Um agente penitenciário que foi vítima da rebelião afirmou em depoimento que durante a ação, os presos “diziam que o motim era ordem do PCC, e que iriam destruir a penitenciária inteira”.
Em juízo, Nogueira negou ter cometido o crime. Ele afirmou que, no momento da rebelião, “apenas ficou andando de um lado para o outro” e que foi até a cela onde estavam os reféns, mas que não ficou tomando conta deles. Nogueira também disse que não deu ordens para ninguém durante o motim e afirmou que não viu nenhum preso portando arma de fogo. Ele disse que viu apenas facas e pedaços de pau.

Túnel cavado para roubo a Banco do Brasil
Túnel cavado para roubo a Banco do Brasil

A quadrilha detida nesta segunda-feira (2) investiu R$ 4 milhões para construir o túnel de cerca de 500 metros que iria funcionar como caminho para que um roubo de R$ 1 bilhão ao cofre principal da agência do Banco do Brasil na zona sul de São Paulo. A ação estava planejada para o próximo fim de semana. Além de Nogueira, foram detidos 15 suspeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário