quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Município do Sertão Central reduz violência e dá exemplo para o Estado do Ceará

A cidade de Senador Pompeu reduziu a violência após uma megaoperação policial

Um município cearense surge para dar o bom exemplo na Segurança Pública. Com cerca de 50 mil habitantes, Senador Pompeu vive um momento de paz e tranquilidade. Depois de uma megaoperação que envolveu mais de 100 policiais civis e militares e da formação de uma força-tarefa entre os poderes Municipal, Estadual e Judiciário, além do Ministério Público, foi desmantelada uma rede do tráfico, com 14 pessoas presas, dinheiro, armas, drogas e veículos irregulares apreendidos. Resultado, a cidade está a mais de 45 dias sem registrar um só crime de morte. As supostas facções que ali existiam “baixaram a guarda”.
O prefeito de lá, Maurício Pinheiro (PDT), tem experiência do setor. “Maurição” como é conhecido pelos amigos, é policial civil e durante anos de sua carreira trabalhou diretamente no combate à criminalidade. Tornou-se gestor do Município depois de enfrentar uma verdadeira quadrilha que havia se instalado na Prefeitura do Município e que acabou presa numa operação do MP-CE.
Maurício convocou as autoridades. Sentaram à mesa e decidiram tomar medidas policiais, judiciais e sociais para reduzir a criminalidade. Deu certo. O delegado regional de Senador, William Lopes, encabeçou a desarticulação da quadrilha e não tem dado trégua à criminalidade. Na outra ponta, o prefeito instalou uma série de medidas de cunho social, com cursos profissionalizantes, atrações culturais e esportivas. Quinze jovens que antes estavam envolvidos com delitos nas comunidades do Pavãozinho e Alto do Cruzeiro agora estão em sala de aula. Que Senador Pompeu seja exemplo para o Ceará reverter o triste e arrasador quadro da insegurança e da criminalidade. Bons exemplos devem, sim, serem copiados, por que não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário