sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Piloto de parapente morre em queda logo após decolar de rampa em Quixadá

Os socorristas se empenharam para resgatar o piloto o mais rápido possível, mas a queda foi fatal

O piloto de voo livre Ney Albert Murtha, 46 anos, de Brasília (DF), morreu durante um voo de parapente nesta sexta-feira (20) em Quixadá. O acidente ocorreu na Serra do Urucum, no distrito de Juatama, na zona rural deste município do Sertão Central. Ele havia acabado de decolar da rampa oficial, quando a pouco mais de mil metros sua vela fechou diante da enorme formação rochosa caindo de uma altura de aproximadamente 100 metros.
Várias equipes de resgate, dos próprios pilotos seguiram para o local. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros de Quixeramobim foram acionados logo em seguida. Apesar da agilidade no resgate, que só pode ser realizado com o auxílio do helicóptero da Ciopaer, quando chegaram no local, de mata fechada, no sopé do rochedo, o piloto já estava morto. Na queda ele sofreu traumatismo cranioencefálico, explicou um dos socorristas.

O piloto caiu no sopé da Serra do Urucum - O resgate do corpo foi feito pela equipe da Ciopaer

O helicóptero pousou com o corpo do piloto em um casulo de resgate pendurado a um cabo de aço

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Quixadá, Pedro Baquit, que também esteve no local do acidente com membros da Associação de Voo Livre do Sertão Central (AVLSC) para darem assistência ao piloto, informou que estava programado para o próximo domingo (22) a abertura oficial da temporada de voo livre com um café da manhã especial para os pilotos na rampa do Urucum, que a praticamente duas décadas, nesta época do ano, viajam de todos os cantos do mundo para Quixadá, conhecida com “Havaí do voo livre”. “Será um momento de homenagem póstuma“, acrescentou Baquit se referindo ao acidente.

O corpo do piloto foi recolhido pela equipe do Núcleo de Perícia Forense (Pefoce) de Quixeramobim para a realização da necrópsia. Os amigos, incluindo outros dois pilotos de Brasília, auxiliarão no translado para o Distrito Federal, onde residia com esposa e três filhos. Ney Murtha era engenheiro da Agencia Nacional de Águas (ANA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário