terça-feira, 7 de novembro de 2017

Funceme - Oceanos apontam clima favorável para ocorrência de chuvas em 2018

Image-0-Artigo-2320860-1
Os oceanos Pacífico e Atlântico são os principais agentes de mudança na temperatura e nas condições de chuva do Ceará. Movimentos de nuvens frias e quentes podem ser determinantes para a formação de boas precipitações nas quadras chuvosas, historicamente de fevereiro a maio.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a possibilidade de El Niño atrapalhar as chuvas em 2018 é "quase zero". Em Fortaleza, especialistas estrangeiros estão reunidos para discutir sobre o assunto na 22ª reunião anual da conferência de colaboração internacional conhecida por projeto Pirata, até a próxima sexta-feira (10).
Para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Oceano Atlântico coordena e modula a posição da Zona de Convergência, o que influencia nas precipitações. "Quando o Atlântico Sul está quente, a Zona de Convergência desce e chove. Quando o Atlântico Norte está quente, a Zona de Convergência quase desce, mas volta rápido para o Hemisfério Norte e acaba com a chuva. A chuva vem pela Zona de Convergência Intertropical".
Segundo a Funceme, o órgão estadual acompanha diariamente as condições que impactam à região litorânea do Estado.
Apesar do Inpe apontar condições favoráveis de precipitações futuras, a Funceme afirma que não é o momento certo para definir qualquer previsão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário