terça-feira, 30 de janeiro de 2018

ASTRONOMIA - Superlua, lua de sangue e lua azul ocorrem nesta quarta feira

O último dia de janeiro terá três fenômenos lunares acontecendo simultaneamente. Nesta quarta-feira (31), algumas regiões do mundo poderão presenciar a superlua, a lua de sangue e a lua azul. Em Brasil, no entanto, apenas o primeiro será visível, salvo em locais do extremo norte no Acre e no Amazonas, onde a lua de sangue poderá ser vista ao se pôr. A melhor visualização desse fenômeno será no oeste da América do Norte, passando pelo Oceano Pacífico até o leste do continente asiático.
A superlua acontece devido à órbita elíptica da lua em torno da Terra. Como o satélite não fazer uma volta circular, em alguns momentos, ele se encontra mais perto ou mais distante do planeta (os chamados apogeu e epigeu, respectivamente). Quando a lua se encontra em epigeu, ela se mostra maior e mais brilhante para quem a observa da Terra, ganhando esse nome. A primeira superlua de 2018 pôde ser vista já no dia 1º.
A lua azul se dá quando duas luas cheias acontecem em um mesmo mês, não sendo um fenômeno propriamente astronômico. Na verdade, ela se dá devido a uma diferença entre o calendário gregoriano e o calendário lunar, já que os meses geralmente tem 30 ou 31 dias e o ciclo da lua dura apenas 29,5.
A lua de sangue já é um fenômeno mais raro, que se dá quando acontece um eclipse total da lua, ou seja, quando a Terra fica exatamente entre o sol e a lua, dando ao satélite uma aparência avermelhada. Em setembro de 2015, pôde ser vista no Brasil a última combinação entre lua de sangue e superlua. Outros eclipses e superluas ainda acontecerão neste ano, visíveis no Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário