quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Confira as datas - OAB divulga calendário de provas do Exame de Ordem em 2018

Resultado de imagem para oab
Em 2018, os bacharéis em direito terão três chances de passarem no Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O calendário com as datas dos exames XXV, XXVI e XXVII foram divulgados nesta semana.
Ser aprovado no exame é requisito fundamental para que o profissional possa exercer a advocacia. Sem o registro na OAB, ele fica impedido de atuar como advogado. A prova é aplicada em duas fases.
Os candidatos inscritos no XXIV Exame e que foram aprovados para a segunda fase farão a prova prático-profissional no próximo dia 21, das 13h às 18h. O resultado preliminar desta edição deve sair em 19 de fevereiro.

Veja abaixo as datas das edições de 2018 do Exame da OAB

XXV Exame de Ordem
23/01 - Publicação do edital e início das inscrições
02/02 - Fim das inscrições
08/04 - Primeira fase (prova objetiva)
27/05 - Segunda fase (prova prático-profissional)

XXVI Exame de Ordem
29/05 - Publicação do edital e início das inscrições
08/06 - Fim das inscrições
29/07 - Primeira fase (prova objetiva)
16/09 - Segunda fase (prova prático-profissional)

XXVII Exame de Ordem
18/09 - Publicação do edital e início das inscrições
28/09 - Fim das inscrições
18/11 - Primeira fase (prova objetiva)
20/01/2019 - Segunda fase (prova prático-profissional)

Duas fases - O exame é dividido em duas fases. A primeira possui 80 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas obrigatórias do curso de direito como Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB. Para ser aprovado para segunda fase o candidato precisa aceitar no mínimo 50% da prova.

Na primeira fase da prova, a análise entre as 16 edições do exame aplicadas entre os anos de 2012 e 2015, o menor aproveitamento foi constatado na disciplina de direito empresarial com 33% de acertos. O melhor desempenho foi em estatuto e código de ética, com 65% de acertos.

Na segunda fase, o bacharel precisa responder quatro questões discursivas e redigir uma peça profissional. Embora a pesquisa tenha mostrado que a disciplina de Direito do Trabalho tenha sido uma das principais opções dos examinandos (correspondeu, em média, por 27% dos inscritos), trata-se da segunda disciplina com menor aproveitamento (16,8%), sendo superada apenas por Direito Empresarial (15,2%).

Desde 2013, é possível que o candidato reprovado na segunda fase aproveite a aprovação da primeira fase no exame subsequente. Dessa forma, em uma nova tentativa ele não precisa voltar a fazer a primeira etapa do exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário