terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Piquet Carneiro - Força-tarefa é criada para coibir os abusos contra a capela de São Francisco

Uma força-tarefa formada pela Diocese de Iguatu, Polícia Civil, Polícia Militar e Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro esteve reunida na residência paroquial, na última quinta-feira, 15, onde foram traçadas as ações com o objetivo de coibir uma série de abusos praticados contra a capela de São Francisco.
Preocupados com os últimos relatos, Dom Edson de Castro Homem, Bispo de Iguatu, solicitou reunião com as autoridades para a tomada de providências. Segundo o Boletim de Ocorrência número 551-183/2018, registrado pelo padre Jaime de Matos, pároco de Piquet Carneiro, além de furto de portas e outros utensílios da capela ainda há o registro de destruição das imagens, o consumo de álcool e drogas e prática de sexo no entorno e até no interior da capela.
Na lista de destruição, além da imagem de santos, estão a fiação elétrica, lâmpadas, cadeiras, aparelho sanitário, dois ‘geláguas’ e ultimamente todas as portas. Com essa ação já são quatro arrombamentos ocorridos na capela de São Francisco.
Após a reunião a comitiva, também composta pelo Sub-Tenente Batista da Polícia Militar do Ceará; da primeira-dama, Tamara Bezerra, foi à capela encontrar-se com a comunidade que aguardava Dom Edson onde conversaram sobre a cooperação necessária para que as ações da força-tarefa tenham o resultado esperado.
Falando para a comunidade que lotou as dependências do templo dedicado à São Francisco, Dom Edson enfatizou a importância de defender e proteger a casa de Deus e o lugar onde o povo de Deus se reúne. “É necessário respeito!” Disse Dom Edson. O Bispo da Diocese de Iguatu orou e cantou louvores a Deus junto com os fiéis e prometeu retornar ao local.
A capela fica situada na estrada que liga Piquet Carneiro ao distrito de Ibicuã e foi construída pelo dono do cartório local em homenagem às vítimas do acidente ocorrido em 17 de dezembro de 1951 e que resultou em uma centena de vítimas entre mortos, feridos e mutilados no que ainda é considerado o maior acidente com trem de passageiro da história da extinta Rede de Viação Cearense, acontecido exatamente no quilômetro 322 da RVC, bem próximo da estação de Piquet Carneiro. O trem vinha da cidade do Crato e havia pernoitado em Iguatu, de onde saíra com destino à Fortaleza, acidentando-se quando chegava a Piquet Carneiro.

VEJA AS IMAGENS

Nenhum comentário:

Postar um comentário