quinta-feira, 19 de abril de 2018

140 raios já foram registrados este ano em Iguatu

De janeiro a abril, a Enel Distribuição Ceará registrou, por meio do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, 140 raios em Iguatu. Mas em todo o Ceará, até o momento foram registrados 20.647 raios. Somente nesse mês, foram apontadas cerca de 4.253 descargas. Atualmente, o município de Santa Quitéria, com cerca de 1.040 raios, possui a maior incidência, seguido de Granja, com 1.004, e Crateús, com 646.
No ano passado, no período de janeiro a abril, a companhia registrou em Iguatu, 219 raios aproximadamente, e durante todo o ano, quase 73 mil. Em 2017, Granja foi o município de maior incidência, com 5.222 descargas.
O trabalho de monitoramento de descargas atmosféricas no estado é feito pela Enel, através do seu Centro de Controle do Sistema (CCS). Por meio dessa atividade, as equipes de manutenção do Estado acompanham as ocorrências na rede elétrica que sejam provocadas pelos raios. O CCS foi elaborado com a finalidade de identificar o local da queda do raio na rede elétrica, prevenção de tempestades e minimização do tempo de atendimento.
A Enel aconselha a população, em dias de tempestades, a evitar o uso de eletrônicos que estejam conectados à tomada. Além disso, a companhia também sugere que as pessoas evitem sair nas ruas, para prevenir qualquer acidente.

Confira abaixo as orientações da Defesa Civil para se proteger dos raios durante as tempestades

– Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol.

– Abrigue-se em casa, edifício ou em instalação subterrânea como o Metrô.

– Não permaneça em rio, mar, lago ou piscina.

– Se estiver no carro, mantenha os vidros fechados, sem contato com as partes metálicas do veículo.

– Caso não encontre um abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos, curvado para frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles até a tempestade passar.

– Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, bem como de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame.

– Evite soltar pipas, carregar objetos, como canos e varas de pesca e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo.

– Mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões.

– Evite o uso de telefone, a menos que seja sem fio ou celular.

– Fique afastado de janelas, tomadas, torneiras e canos elétricos.

– Evite tomar banho durante a tempestade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário