quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Grau de seca extrema e moderada cresce no Ceará, aponta Monitor das Secas

Resultado de imagem para Grau de seca extrema e moderada cresce no Ceará, aponta Monitor das Secas
O grau de seca extrema e moderada se agravou no Ceará no mês de setembro, segundo dados do Monitor das Secas, serviço de monitoriamento da estiagem divulgado pelo governo federal. Segundo o estudo, assim como nos estados do Maranhão e Piauí, as poucas chuvas que ocorrem, historicamente, no mês de setembro contribuem para agravar o quadro de seca.
Na Região Noroeste, onde era observada uma área sem seca até agosto, os indicadores mostram uma condição de seca fraca. Nas demais áreas do estado, observam-se a expansão, para Norte, da seca moderada e seca grave, bem como um aumento da área com seca extrema na Região Sul.

Dados Nordeste - Historicamente, no mês de setembro, no leste do Nordeste (NE) brasileiro, em uma área compreendida entre o Litoral Sul da Paraíba (PB) e o Litoral Sul da Bahia (BA), localizam-se as regiões do NE que possuem os maiores índices pluviométricos, com volumes entre 100 e 150mm.
Nas demais áreas do NE, os índices pluviométricos são inferiores a 75mm e, em grande parte do NE, como no centro-leste do Maranhão (MA), Piauí (PI), Ceará (CE), boa parte dos estados do Rio Grande do Norte (RN), PB, Pernambuco (PE), BA e extremo oeste de Alagoas (AL), a climatologia de precipitação é inferior a 25mm.
Durante o mês de setembro de 2018, os índices pluviométricos mais significativos, foram observados no litoral sul da BA e no extremo oeste do MA, com valores superiores a 100mm em algumas áreas.

Previsão do tempo para fim de semana

Previsão para quinta-feira (18)

Nebulosidade variável com possibilidade de chuva no Litoral de Fortaleza, no Sertão Central e Inhamuns, no Cariri e  Jaguaribana. Nas demais áreas, céu entre parcialmente nublado e claro.

Previsão para sexta-feira (19)

Céu parcialmente nublado em todas as regiões do Ceará.

Previsão para sábado (20)

Céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário