domingo, 25 de novembro de 2018

Vacinação Antirrábica - 8.250 animais foram vacinados em Iguatu

O dia D da campanha de vacinação antirrábica aconteceu em Iguatu e segundo informações do Setor de Zoonoses, mais de 8 mil animais foram vacinados.
Cerca de quatro postos de vacinação foram instalados na sede do município. Foram vacinados cachorros e gatos com mais de três meses de idade, incluindo as fêmeas que estiverem no cio ou amamentando e os animais idosos. .
A orientação foi para que cães fossem levados aos locais de vacinação com coleira e, por adultos, com capacidade para conter o animal, que se fossem agressivos deveriam usar focinheira. Já os Gatos deveriam estar em caixas de transporte para evitar fugas ou acidentes.
A meta era de vacinar cerca de 7.150 animais, mas ela foi ultrapassada, chegando a mais de 8 mil. A vacinação irá continuar na sede do setor de zoonoses que está localizada no Bairro Fomento em Iguatu.

Transmissão e sintomas - A transmissão da raiva ocorre principalmente através de mordedura e pode ser transmitida também pela arranhadura ou lambedura de animais infectados com a doença. A eliminação de vírus pela saliva nos cães e gatos ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos e persiste durante toda a evolução da doença (período de transmissibilidade). A morte do animal acontece, em média, entre 5 e 7 dias após a apresentação dos sintomas.
O período de incubação do vírus no cão e no gato é de 15 dias a 2 meses. Os sintomas do cachorro que contraiu raiva são: agressividade, salivação excessiva, latido rouco, tremores musculares e ranger de dentes, falta de coordenação motora, andar cambaleante e contrações involuntárias. Já nos gatos, há mudanças sutis de comportamento, seguido de hiperatividade e possíveis convulsões.
A fase paralítica é terminal, apesar de ser provável que os animais morram no segundo estágio, das convulsões. Em média, a morte do cão e do gato infectado ocorre de 5 a 7 dias após o início dos sintomas.
Ao verificar o primeiro sintoma no cachorro ou no gato, é necessário que as pessoas que tiveram contato ou que foram agredidas pelo animal lavem o ferimento abundantemente com água e sabão, apliquem produto antisséptico e procurem atendimento médico o mais rápido possível.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário