quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Volta a chover com intensidade no interior do Ceará - Ubajara registra 102 milímetros

Riacho localizado na entrada da cidade de Uruoca, Região Norte, transbordou com as chuvas dos últimos dois dias

O Ceará voltou a registrar intensas chuvas no interior do estado entre  terça e esta quarta-feira (5). As precipitações atingiram 102 milímetros da cidade de Ubajara, na Região da Ibiapaba do Estado.
Em Ibiapina, na Região Norte do Ceará, 96 milímetros. Outro destaque foi a cidade de Tianguá, também na Região da Ibiapaba, com 86 milímetros.
Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Entre os municípios com maiores volumes estão ainda Ipueiras (63 mm) e Crateús (62 mm). Até a publicação, pelo menos 62 cidades cearenses tiveram precipitações.
No município de São Benedito, na Região da Ibiapaba, choveu 29 milímetros. Moradores relataram fortes chuvas com relâmpagos e ruas alagadas. Já na cidade de Uruoca, na Região Norte do Estado, um riacho transbordou com as últimas precipitações.

Pré-Estação Chuvosa - Tais registros acontecem por influência de áreas de instabilidade sobre o Piauí e associadas à presença de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é uma banda de nebulosidade e precipitação com orientação noroeste-sudeste, indo desde o sul e leste da Amazônia até o sudoeste do Oceano Atlântico Sul.

Aporte - Apesar da possibilidade de chuvas fortes, como os registros no intervalo das últimas 24 horas em Ubajara, Ibiapina e Tianguá, geralmente tais precipitações não costumam contribuir tanto para o aporte dos açudes, o que reforça a necessidade do uso consciente da água. Neste momento, o Ceará tem 101 açudes com volume abaixo dos 30%.
Durante a Pré-Estação Chuvosa, os municípios do Cariri costumam ser os mais beneficiados com as chuvas. A média histórica da região começa a crescer a partir de novembro. Já neste mês de dezembro, com 68 milímetros, ela já é a maior do estado por influência dos sistemas frontais que chegam no sul do Nordeste como a ZCAS e a ZCOU.

Previsão para os próximos dias

Previsão para quinta-feira (6) - Há possibilidade de chuva na faixa litorânea, na Ibiapaba, no Maciço de Baturité e região Jaguaribana. Nas demais áreas, céu entre parcialmente nublado e claro.

Previsão para sexta-feira (7) - Nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea e serra da Ibiapaba. Nas demais áreas, céu entre parcialmente nublado e claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário