domingo, 27 de janeiro de 2019

Agricultores se entusiasmam com chuvas e iniciam o plantio

As últimas chuvas deste mês deixaram a terra molhada em grande parte do sertão cearense, animando e renovando a esperança dos agricultores de que o inverno que se aproxima vai assegurar o plantio de sequeiro (aquele que depende exclusivamente das chuvas). No campo, os produtores preparam a terra e fazem o cultivo das áreas já aradadas.
No início de cada ano, a esperança do homem do campo se renova com a expectativa da chegada do inverno (quadra chuvosa entre fevereiro e maio). Após seis anos seguidos de chuvas irregulares e estiagem, o maior desejo dos agricultores cearenses é obter uma boa safra de grãos. Afinal, desde 2012 há frustração na colheita de milho, feijão e de outras culturas.
Em Icó, no Vale do Capim Pubo, onde houve precipitações e cheias de pequenas barragens, os produtores estão fazendo o cultivo dos grãos.
Na região Centro-Sul do Ceará, os agricultores já preparam a terra e fazem o plantio das sementes do Programa Hora de Plantar, do governo do Estado, em Cedro, Iguatu e Várzea Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário