domingo, 7 de abril de 2019

Chuvas no Maranhão - 13 cidades já decretaram situação de emergência

As fortes chuvas que atingem todo o Maranhão já fez 13 cidades decretarem situação de emergência. Os dados são do Corpo de Bombeiros. Dados parciais apontam que 130 mil pessoas foram afetadas e mais de 1500 famílias estão desabrigadas em várias regiões do estado.
Fora da lista, a Prefeitura de Imperatriz decretou situação de calamidade pública na ultima sexta-feira (5), e cerca de 800 famílias estariam desabrigadas em diversos bairros. Ruas e avenidas que há muitos anos não eram invadidas pela água foram atingidas pela cheia de riachos.
A cidade de Caxias, está em estado de alerta por causa do aumento do nível do rio Itapecuru. Segundo a Defesa Civil, o rio está acima da média e em pouco tempo pode transbordar por causa da intensidade das chuvas nas últimas 24 horas.
Nas margens do rio Pindaré, em Pindaré-Mirim, o nível da água continua subindo. Já na região do Alto Turiaçu, os riachos transbordaram e está oferecendo riscos aos motoristas que passam pelo local, já que a estrada ficou totalmente coberta pela água das chuvas.
A cheia do rio Turiaçu também causou a inundação de ruas e desabriga famílias em Santa Helena. A Prefeitura pediu auxílio à Defesa Civil do Maranhão e decretou situação de emergência, após as fortes chuvas que atingem o município.
Moradores de Boa Vista do Gurupi, estão apreensivos com a cheia do Rio Gurupi. Com a chegada do período das chuvas, o nível do rio subiu mais de seis metros, inundando casas, plantações e causando transtornos a pelo menos 30% da população. O ponto mais afetado pela enchente fica na área central da cidade.
As fortes chuvas na Região Metropolitana de São Luís, também causaram alagamentos e ruas com águas arrastando até veículo no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar. O Prefeito Domingos Dutra decretou situação de emergência.

Dados parciais em lista de cidades que decretaram situação de emergência no MA

Santa Helena - 284 famílias desalojadas, 53 desabrigadas. Total de afetados - 33.492
Boa Vista do Gurupi - 130 famílias desalojadas, 60 desabrigadas. Total de afetados - 3.252
Alto Alegre do Pindaré - 348 famílias desalojadas, 77 desabrigadas. Total de afetados - 729
Santo Amaro - 20 famílias desalojadas, 40 desabrigados
Itaipava do Grajaú - Total de afetados - 15.897
Barão de Grajaú - Total de afetados - 17.841
Nina Rodrigues - Total de afetados - 14.264
Sítio Novo - Total de afetados - 18.001
Icatu - Total de afetados - 26.953
Paço do Lumiar - Total de afetados - 210
São José de Ribamar - Total de afetados - 168
Araioses - Dados em fase de consolidação
Formosa da Serra Negra - Dados em fase de consolidação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário