quarta-feira, 10 de abril de 2019

Projeto de Lei que tramita na Câmara quer acabar com exame da OAB

Projeto de Lei que tramita na Câmara Federal, de autoria do deputado federal José Medeiros (Pode/MT), quer extinguir o Exame da Ordem como exigência para inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil e, consequentemente, para o exercício da profissão.
A justificativa para o fim do Exame de Ordem para os bacharéis em Direito é a equiparação com as outras profissões do país que "não têm a necessidade de se submeterem a uma avaliação".
De acordo com o texto do projeto, a Constituição estabelece que a educação será promovida com a colaboração da sociedade e, por isso, não há dúvida sobre "a competência dos estabelecimentos de ensino em qualificar o cidadão para o exercício profissional e, como conseqüência, exclui tal atribuição da Ordem dos Advogados do Brasil".
O presidente da secção do Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), Erinaldo Dantas, critica a possibilidade do exame deixar de ser obrigatório. “Vai ser permitido que não haja o mínimo controle desses bacharéis no exercício da profissão? No meu entender, é uma irresponsabilidade”, argumenta o representante. Ele relembra que a obrigatoriedade é determinada por lei federal, e que a mudança teria que passar pelo Congresso Nacional. "Eu tenho certeza que os legisladores federais não vão concordar com uma situação dessa, que seria uma involução significativa no nosso País”, afirma o presidente da OAB/CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário