sexta-feira, 5 de abril de 2019

QUADRA CHUVOSA NO CEARÁ - Em quatro dias, já choveu um terço da média para abril

Resultado de imagem para chuvas
No primeiro trimestre deste ano, o Ceará recebeu 503,7 milímetros (mm) de precipitações — um registro 19,7% maior do que a média para o período (420,8 mm). E nos primeiros quatro dias de abril, choveu o equivalente a um terço da média histórica do mês (188 mm). Foram 62,5 mm proporcionais até ontem em todo o Estado, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Apesar da atuação El Niño — associado à redução de chuvas no Estado —, o fenômeno tem se apresentado com baixa intensidade nesta quadra chuvosa. Outro fator para a boa estação é a alta temperatura das águas da superfície do Oceano Atlântico, situação considerada rara em anos de El Niño.
As precipitações vêm garantindo recarga nos principais açudes do Estado, mas a situação das bacias é discrepante. O sistema está com 15,96% da capacidade total de armazenamento.
No atual cenário, o Ceará tem o volume mínimo para garantir os usos prioritários, com água garantida para o abastecimento humano e com restrições para usos como a irrigação em algumas regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário