quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Em nove meses, número de homicídios cai mais da metade no Ceará

Em números absolutos, o mês de setembro registrou 183 mortes violentas

Setembro de 2019 registrou, no total, 183 assassinatos.  — Foto: Paulo Sadat
Setembro de 2019 registrou, no total, 183 assassinatos

O número de crimes violentos intencionais que resultaram em mortes caiu 53,2% no Ceará, quando comparados os meses de setembro de 2018 e setembro de 2019. Em números absolutos, passou de 391 para 183. No acumulado dos nove primeiros meses de 2019, a redução foi de 52,3%: o número caiu de 3.501 para 1.671, em todo o Estado.
As informações foram divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), nesta quinta-feira (10), durante a apresentação mensal dos índices criminais que envolvem homicídio doloso, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio.

Trabalho integrado - “O Ceará é o Estado que mais reduz a criminalidade no país, e isso incomoda os criminosos. As polícias estão forçando que cada vez eles matem menos. Eles sabem que a reação vem forte. A sensação de impunidade deles vem caindo. Os ‘cabeças’ vêm sendo presos e isolados no sistema penitenciário”, considera o secretário da Segurança, André Costa.
Para o gestor, a queda pode ser atribuída a um conjunto de fatores. Segundo ele, a Polícia Militar tem estado mais presente nas comunidades que registravam maior violência, e “isso prejudica o tráfico”. Além disso, aponta que a Polícia Civil tem aumentado a resolutividade dos homicídios, e que o Judiciário cearense tem julgado mais rápido através do programa “Tempo de Justiça”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário