sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Manchas de óleo já atingiram 21 praias do Ceará

O vazamento de petróleo cru já atingiu pelo menos 21 praias do litoral cearense. A mais recente contaminação aconteceu na praia de Parajuru (Beberibe), em Canoa Quebrada e também em Melancias, na cidade de Icapuí. (Confira a lista abaixo). A informação foi confirmada por moradores da região, que testemunharam a presença de manchas de óleo em alto mar.
Além do Ceará, as manchas de óleo atingem mais de 220 localidades dos nove estados do Nordeste desde o início de setembro. A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades litorâneas. A origem do material poluente está sob investigação.
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) tem feito sobrevoos preventivos para localizar a substância. Na manhã da última quinta-feira (24), a faixa de mar que compreende os municípios de Fortim, Aracati e Icapuí receberam a ação do órgão, por ser considerada uma “região sensível”.
No Ceará também já foram registradas mortes de animais cobertas pelo óleo, entre tartarugas, aves e um golfinho. Uma voluntária que fazia limpeza das praias e teve contato com óleo relatou problemas de saúde.
Ainda de acordo com a Semace, duas operações recolheram 850 litros de óleo, sendo uma em nove praias do Ceará, e outra na Praia do Futuro. O órgão recebeu outros 500 litros recolhidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
A soma de 1.350 litros de óleo foi enviada para ser queimada em uma fábrica de cimento, em Sobral, na região Norte do Ceará. O órgão espera receber cerca mais 1,5 mil litros da substância que foi recolhida pela Prefeitura de Aracati na quarta-feira (23), para ter a mesma destinação.

Praias atingidas por óleo no Ceará

Barroquinha - Bitupitá
Jericoacoara - Praia da Malhada
Paraipaba - Praia da Lagoinha
Paracuru - Praia do Paracuru
São Gonçalo do Amarante - Praia da Taíba
Fortaleza - Praia do Futuro e Sabiaguaba
Aquiraz - Praia da Prainha 
Cascavel - Caponga
Beberibe - Morro Branco, Barra de Sucatinga e Parajuru
Fortim - Pontal de Maceió
Aracati - Quixaba e Canoa Quebrada
Icapuí - Ponta Grossa, Melancias, Picos, Barreiras, Redonda e Peroba

Nenhum comentário:

Postar um comentário