sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Calorão - Jaguaribe tem a maior temperatura do país pela quarta vez no ano

Diminuição das chuvas no estado, posição geográfica e baixa altitude contribuem para temperaturas mais altas

As altas temperaturas em Jaguaribe são comuns. A localização geográfica e sua baixa altitude são fatores importantes.  — Foto: Prefeitura de Jaguaribe/Divulgação
As altas temperaturas em Jaguaribe são comuns

A cidade de Jaguaribe, no Ceará, registrou nesta última quinta-feira (21), 38,8 °C de temperatura. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município cearense ficou em primeiro lugar no ranking dos mais quentes do país.
Logo após Jaguaribe, aparecem Oeiras (PI), com 38,6 º C; Ibotirama (BA), com 38,5º C; Campo Maior (PI) com 38,4º C; e Corumbá (MS), com 38,2º C.
Jaguaribe já havia sido destaque no início de novembro, quando no dia 1º, a cidade cearense computou temperatura média de 40,5º, também a maior do Brasil. Alguns dias depois, o município registrou 39,9°C. E meses antes, em junho com uma temperatura de 36,6º C também ficou em primeiro lugar no quesito temperatura.

CIDADES MAIS QUENTES DO BRASIL

POSIÇÃO – CIDADE – ESTADO – TEMPERATURA
1º - Jaguaribe – Ceará – 38,8ºC
2º - Oeiras – Piauí – 38,6ºC
3º - Ibotirama – Bahia – 38,5ºC
4º - Campo Maior – Piauí – 38,4ºC
5º - Corumbá – Mato Grosso do Sul – 38,2ºC

Fonte - Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Dois graus mais quente - No início do mês, o meteorologista Davi Ferran, da Funceme, afirmou para o G1 que é comum o aumento da temperatura nos meses terminados em "bro" (setembro, outubro, novembro e dezembro) e que a previsão era que o calor siga constante em todo o Ceará.

Tabela da OMS - Além das altas temperaturas, Jaguaribe encabeçou a lista das dez cidades brasileiras com umidades relativas do ar mais baixas do País ficando na sétima posição com umidade de 18%.
A OMS considera umidade do ar acima de 60% como ideal. É considerado estado de observação quando a umidade apresenta entre 31% a 40%. Quando ela fica abaixo dos 30%, classifica-se como atenção. Já entre 12% e 20%, é considerado estado de alerta. Por fim, abaixo disso, é considerado estado de emergência.

Recomendações para evitar impactos do ar seco

Adulto - tomar de 3 a 4 litros de água
Criança - tomar de 10 ml a 30 ml por kg de peso
Evitar ar-condicionado
Colocar toalhas molhadas ou água em temperatura ambiente no quarto
Lavar o nariz

Nenhum comentário:

Postar um comentário