segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

PRÉ-ESTAÇÃO CHUVOSA - Já choveu mais de um terço do previsto para janeiro no Ceará

A média histórica de chuvas em janeiro é de 98.7 milímetros - Até o dia 6, choveram 36 mm

No mês passado, foram contabilizados 63.9% de chuva a menos que a média
No mês passado, foram contabilizados 63.9% de chuva a menos que a média

As chuvas do fim de dezembro e começo de janeiro ainda não são determinantes. Neste mês de pré-estação chuvosa, é difícil precisar como as precipitações devem se comportar no Ceará. A média histórica de chuvas em janeiro é de 98.7 milímetros. Até o dia 6, choveram 36 mm (36,4%).
No mês passado, foram contabilizados 11.4 milímetros de chuva no Ceará, 63.9% de água a menos do que a média, que é de 31.6 mm.
O prognóstico para a quadra chuvosa (fevereiro a maio) só deve ser anunciado na segunda quinzena deste mês. A Funceme antecipou, porém, que este início de semana no Ceará deve ter céu parcialmente nublado, enquanto algumas áreas do Estado têm chances de chuva.
Para esta terça feira, 7, a previsão é de mais nebulosidade variável em todas as regiões, porém, com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e no Cariri. Já na quarta-feira, 8, há chance de precipitações no Centro-Sul do Estado, Maciço e nos litorais de Fortaleza e do Pecém.

Profetas da chuva - Está marcado para sábado, 11, em Quixadá (Sertão Central), o tradicional Encontro dos Profetas da Chuva, com participação de cientistas. Há alguns desses mestres da natureza garantindo, por suas observações, que a quadra chuvosa será positiva.
Os profetas são moradores da zona rural que criam previsões a partir do que observam sobre a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário