quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Ceará registra chuva em pelo menos 93 municípios desde a quarta-feira - Novo Oriente acumula 101 mm

Para esta quinta-feira, a previsão indica predomínio de nebulosidade variável com eventos de chuva

Chuva na Praça do Ferreira
Ceará apresenta condições favoráveis para chuva até a próxima sexta-feira, 21. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a expectativa é de precipitação em mais de 50% das macrorregiões, com destaque para Cariri, Sul dos Inhamuns e porção Norte do Estado.
Desde a quarta-feira choveu em pelo menos 93 municípios do Ceará, os maiores acumulados foram registrados em Novo Oriente, com 101.0 mm, Ipu, com 98 mm, e Choró, com 81.0 mm.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue influenciando nas condições de tempo do Estado. Com a proximidade desse sistema meteorológico, há o favorecimento de áreas de instabilidade que provocam as chuvas no Ceará.
De acordo com a Funceme, há ainda a presença de um Cavado de Altos Níveis (VCan), cujo centro está sobre o sul do Nordeste, colaborando para chuvas sobre o território cearense. Para esta quinta-feira, a previsão indica predomínio de nebulosidade variável com eventos de chuva.

Ceará atinge média histórica de chuvas para fevereiro - Após 18 dias de quadra chuvosa, o volume de precipitações no Ceará excedeu o esperado para o mês de fevereiro. Conforme dados monitorados e divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), já choveu 138.8 milímetros (mm), 17% a mais da média normal histórica, de 118.6 mm. Em janeiro, ainda em pré-estação, o resultado também foi comemorado: chuvas 41% acima do normal para o mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário