sábado, 29 de fevereiro de 2020

Com motim de policiais, número de assassinatos no Ceará mais que dobra em fevereiro

De 1º a 25 de fevereiro, foram 364 assassinatos - Secretaria da Segurança deixou de divulgar o número de homicídios diários no dia 26

Homicídios no Ceará disparam durante motim de policiais militares — Foto: Helene Santos/G1
Homicídios no Ceará disparam durante motim de policiais militares

O número de assassinatos no Ceará cresceu 138% quando comparados os primeiros 25 dias do mês de fevereiro de 2019 e 2020. O aumento ocorre em um contexto de paralisação de parte da Polícia Militar, que chega ao 12° dia de braços cruzados neste sábado (29).
Foram registradas 153 mortes violentas em 25 dias de fevereiro de 2019; em igual período deste ano, a Secretaria da Segurança Pública contabilizou 364 assassinatos. A secretaria informou na quinta-feira (27) que não iria mais divulgar os dados diários de homicídio durante o motim dos policiais. Conforme a pasta, "com o fim do carnaval, há um acúmulo de trabalho no setor de estatística, que deve ser normalizado nos próximos dias".
Os dias em que policiais militares estão com atividades paralisadas são os mais violentos deste ano. Durante o motim, foram registrados, oficialmente, 198 homicídios em sete dias (19 a 25 de fevereiro). Em média, ocorreram 28 assassinatos por dia ou um a cada 51 minutos em todo o Ceará. Antes da paralisação, a média era de oito homicídios por dia neste ano.
Os números são superiores aos que haviam sido divulgados anteriormente pela secretaria, que havia contabilizado 170 assassinatos em sete dias. Em nota, o órgão explicou que a soma dos homicídios desde o motim "está maior atualmente do que havia sido divulgado anteriormente, por causa das ocorrências que inicialmente tinham sido registradas como lesão corporal seguida de morte, mas evoluíram para óbito".
A Secretaria da Segurança complementou dizendo que, por razões como esta "evita divulgar dados parciais".
O Ceará chegou a registrar 37 homicídios em um único dia, 27 de fevereiro. Com baixo policiamento nas ruas, o Governo Federal autorizou o envio do Exército ao Ceará, numa aplicação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Com a GLO, as Forças Armadas assumem o policiamento nas ruas. O decreto que garante a atuação do Exército foi autorizado até sexta-feira (28) e prorrogado até 6 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário