sexta-feira, 13 de março de 2020

Chuva de 220 milímetros em Icapuí está entre as 15 maiores da última década no Ceará

O município de Icapuí, no Litoral Leste do Ceará, registrou 220 milímetros entre quinta e esta sexta-feira (13),  a maior chuva do Ceará neste ano. Esta também é a terceira maior chuva de lá nos últimos 30 anos e o 13º maior volume pluviométrico desde 2009. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Por causa da chuva, a cidade registrou estradas e ruas alagadas, erosão de córregos e deslizamentos de terra.

Transtornos - Em Crato, a chuva de 80,2 milímetros na sede da cidade e outra de 75 milímetros acumulada no posto do bairro Lameiro foram suficientes para, mais uma vez, o canal do Rio Granjeiro transbordar. Além disso, o cemitério municipal viu a água do riacho que o corta destruir túmulos, desterrar covas e arrastar caixões.
Com o problema recorrente, na última quadra invernosa foram investidos R$ 1,49 milhões para a reconstrução do canal do Rio Granjeiro após sua parede entrar em colapso pela erosão. Por prevenção, a Secretaria de Infraestrutura do Município assinou um contrato de seis meses, por R$ 1,6 milhão, para a restauração de vias e também do canal caso haja algum dano. O serviço pode ser prorrogado por mais seis meses.

Estado - Em todo o Ceará, choveu em mais de 139 cidades de quinta para esta sexta-feira(13), com destaque para, além de Icapuí, Beberibe (130.2 mm), Aracati (104.6 milímetros). Segundo a Funceme, a previsão para este fim de semana é de nebulosidade variável com eventos de chuvas em todas as regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário