quinta-feira, 16 de abril de 2020

Bolsonaro demite Mandetta do Ministério da Saúde

O escolhido para a vaga é o oncologista Nelson Teich

O ministro da Saúde do Brasil, Luiz Henrique Mandetta, gesticula durante uma conferência de imprensa para anunciar novas medidas de combate à pandemia do COVID-19 no Palácio do Planalto, em Brasília, em 3 de abril de 2020. (Foto por EVARISTO SA / AFP)
O ministro da Saúde do Brasil, Luiz Henrique Mandetta, gesticula durante uma conferência de imprensa para anunciar novas medidas de combate à pandemia do COVID-19 no Palácio do Planalto

O presidente Jair Bolsonaro demitiu nesta quinta-feira, 16, Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde. Mandetta postou a demissão pelo Twitter. 
"Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar. Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país", disse o agora ex-ministro da Saúde.

 
O escolhido para a vaga é Nelson Teich - O novo ministro é oncologista, fez carreira na saúde privada e é dono da rede Clínicas Oncológicas Integradas (COI). Em recente artigo, ele criticou a polarização entre saúde e economia. "A situação foi conduzida de uma forma inadequada, como se tivéssemos que fazer escolhas entre pessoas e dinheiro, entre pacientes e empresas, entre o bem e o mal".

Ministro em colisão com Bolsonaro - Mandetta cai após semanas de desentendimentos com o presidente Jair Bolsonaro quanto ao enfrentamento à pandemia. Na semana passada, a saída chegou a ser dada como certa. O presidente chegou a tomar a decisão, as gavetas do ministro foram limpas, mas pressão da ala militar manteve o ministro por mais algum tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário