quinta-feira, 16 de abril de 2020

Ceará termina primeira quinzena de abril com acumulado de chuva abaixo da média

Apesar dos valores ainda negativos na quinzena inicial de abril, o Ceará já alcançou a média esperada para todo o primeiro trimestre da quadra chuvosa

Manhã de chuva em Fortaleza em abril
A primeira quinzena do mês de abril terminou com acumulados de chuva abaixo da média no Ceará. De acordo com balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Estado alcançou apenas 33% do volume de precipitações esperado para todo o mês de abril, quando a normal climatológica é de 188 milímetros. Até a última quarta-feira, 15, o Ceará registrou 62 milímetros de precipitação.
Todas as macrorregiões apresentam resultados negativos na primeira quinzena. Dentre elas, destacam-se a região Jaguaribana, distante em 72.9% de alcançar a média esperada para a região; e o Litoral Norte, que acumulou 53% do volume de chuva esperado.
Apesar dos valores ainda negativos na quinzena inicial de abril, o Ceará já alcançou a média esperada para todo o primeiro trimestre da quadra chuvosa (fevereiro a abril), em 7 de abril. Atualmente, o Estado já tem acumulado 597.5 milímetros, um valor superior em 17.1% do esperado para o trimestre, conforme dados da Funceme.

Volume total dos reservatórios se aproxima dos 30% - Atualmente, o acúmulo total dos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) registra 29.09% em volume de água, representando um aumento em 2,07% nessa primeira quinzena de abril. No primeiro dia do mês, os reservatórios acumulavam 27.02%.
A situação é pouco otimista nos principais açudes que abastecem o Estado. Até esta quinta-feira, o Banabuiú registra apenas 8,54 % da sua capacidade de armazenamento. Mesmo sendo pouco, esse é o melhor índice em cinco anos. O Castanhão acumula 12,79%. Já o açude Orós tem um volume de 18,82 %,.
De acordo com o Portal Hidrológico do Ceará, dos 155 açudes monitorados, 32 estão sangrando e 11 registram nível superior a 90%. Há ainda 56 açudes com volume menor que 30%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário