terça-feira, 11 de agosto de 2020

Iguatu ganha dez novos leitos de UTI exclusivos para tratamento do coronavirus - Agora são 30 ao total

 

A cidade de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, ganhou nesta última segunda-feira (10), mais uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com 10 leitos específicos para assistência de pacientes com Covid-19. A nova UTI foi instalada no Hospital Agenor Araújo, instituição filantrópica. A oferta de leitos de UTI foi ampliada de 20 para 30, no Município.
A nova UTI deve entrar funcionamento nos próximos dias. Ela vai atender pacientes da microrregião de Iguatu, prioritariamente, mas poderá também receber pessoas de outras regiões, segundo a demanda e a ocupação dos outros leitos. A diretora administrativa do Hospital Agenor Araújo, Edeísa Ataliba, explicou que a unidade aguarda a chegada de medicamentos e de outros insumos, que foram adquiridos.
“No momento a demanda permanece elevada e há atraso e dificuldades para que os fornecedores entreguem os insumos necessários, como sedativos. Queremos começar a funcionar na próxima sexta-feira”.
Após construção da UTI na unidade filantrópica, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) forneceu os leitos, respiradores, bombas de infusão, monitores e outros equipamentos. Segundo a diretora administrativa, o hospital já encaminhou a documentação necessária para a Secretaria da Saúde do município de Iguatu visando ao processo de habilitação, a partir do cadastro no Ministério da Saúde.
“Vamos começar de forma segura, com todos os insumos necessários, para garantirmos uma boa assistência. A equipe já está contratada, treinada, tem experiência em outras unidades de atendimento intensivo”, acrescentou Edeísa.
O assessor técnico da Secretaria da Saúde de Iguatu, Rafael Rufino, disse que a documentação encaminhada pelo Hospital Agenor Araújo há cerca de dez dias já foi enviada visando ao início do processo de credenciamento.
Os gestores locais esperam que após a demanda, permaneça o legado de funcionamento dos leitos de UTI. Até maio passado, a microrregião de Iguatu não dispunha de nenhum leito de UTI, e os pacientes que necessitavam de atendimento intensivo eram transferidos para a região do Cariri ou Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário