quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Mais de 1.200 catadores de 41 municípios cearenses serão beneficiados com auxílio

 

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) divulgou, nesta semana, o resultado final do Programa Auxílio Catador. Ao todo, 1.249 profissionais de 41 municípios serão contemplados com seis parcelas fixas de um quarto do salário-mínimo (R$ 261,25), pagas até 31 de dezembro. O benefício visa diminuir os impactos na renda dos catadores durante a pandemia de Covid-19.
O auxílio começa a ser pago neste mês de setembro, segundo o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno. O setor responsável, na Pasta, disse que se movimenta para iniciar os repasses o quanto antes, mas ainda não há um dia definido.
As associações ou cooperativas de materiais recicláveis realizaram a inscrição dos associados entre 7 e 16 de agosto. Após isso, foi divulgada uma lista preliminar. A Comissão de Avaliação avaliou 981 catadores associados de 44 associações, em 38 municípios. Após isso, a Sema completou as vagas remanescentes a partir de critérios de desempate e 268 pessoas foram incluídas.

Reforço na renda - Para concorrer ao auxílio, o profissional precisava residir no Ceará e estar vinculado a uma associação ou cooperativa de catadores criadas e em funcionamento há mais de um ano.
O benefício está entre as medidas emergenciais de enfrentamento à pandemia e foi instituído pela Lei nº 17.256. O objetivo da iniciativa é reforçar a renda decorrente da prestação de serviços ambientais no Ceará, durante o período de calamidade pública vigente – até o fim de dezembro.
Somente Iguatu e Jucás, na região centro sul, os catadores serão beneficiados com o auxílio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário