sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

15 agentes de segurança foram mortos no CE nos últimos três anos - 38 pessoas foram indiciadas

Em serviço ou de folga, os policiais têm sido alvos de criminosos armados

Carlos Eduardo Pinheiro Gurgel (FOTO), de 42 anos, cabo da Polícia Militar do Ceará (PMCE), foi mais um agente de segurança a ter a vida tirada pela criminalidade no Ceará. Segundo a Polícia Civil do Ceará (PCCE), 15 agentes de segurança foram mortos no Estado, nos anos de 2019, 2020 e 2021. E todos os casos foram solucionados pela 11ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com 38 pessoas indiciadas pelos crimes contra os policiais.
Quatro suspeitos de participar do latrocínio que vitimou Carlos Eduardo foram presos horas depois, na última quarta-feira (03), no bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza. O crime aconteceu no Centro da Capital, após o grupo roubar aparelhos celulares em uma loja de departamentos.
O policial militar estava em serviço a pé, quando foi acionado por populares. Ele se deslocou ao encontro dos suspeitos, que estavam em duas motocicletas, e foi alvejado. Carlos chegou a ser levado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), mas não resistiu.
A morte causou comoção na Polícia Militar. “Esse foi um crime que sentimos muito, tocou a Polícia Militar, o Sistema de Segurança como um todo. Todas as tropas policiais se engajaram nessa empreitada, de realizar as prisões desses bandidos. Todos foram presos”, destacou o comandante geral da Corporação, coronel Márcio de Oliveira.
Foram presos Jonathan Andrade dos Santos, o 'Negueba', de 22 anos (com antecedentes criminais de homicídio, receptação, furto e crime ambiental), que estava na garupa da motocicleta preta e teria atirado contra o PM; Francisco Daniel Gomes da Silva, 23 (roubo), que estaria dirigindo a motocicleta preta; Gabriel Barbosa Pinheiro, 33 (sem antecedentes criminais), que estaria dando apoio em uma motocicleta vermelha; e Deucleciano Alves Mendes, 27, (receptação, porte ilegal de arma de fogo, desacato e resistência), que teria emprestado o segundo veículo.
Com o grupo, foram apreendidas as duas motocicletas – sendo que uma tinha sinais adulterados –, aparelhos celulares e um revólver calibre 38 – que estava escondido no telhado de uma residência. Na sequência da investigação, ainda foram detidos Samuel Fernandes Farias, 21, e Mayara Soares de Sousa, 28, pela receptação dos celulares.

Outro caso - O ano de 2021 já tinha a ocorrência de assassinato de outro policial militar, no Ceará. O também cabo PM Cícero Marcos Viana dos Santos, 38, foi assassinado a tiros, enquanto trafegava em um veículo, em Cascavel, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no dia 29 de janeiro. No dia seguinte, cinco suspeitos foram presos.

Ano passado - Em todo o ano de 2020, foram registradas as mortes de 11 agentes de segurança no Ceará. Entre as vítimas está o soldado PM Frank Dellano de Almeida Nunes, 25, morto em um latrocínio na BR-116, também em Cascavel, no dia 20 de setembro. Ele e dois amigos foram parados por uma barricada na estrada. Mesmo sem reagir, o PM foi baleado e morto. Dois homens foram presos pelo crime.
Já o sargento PM Nílton César Vieira Lopes, 43, foi morto ao reagir a uma tentativa de assalto, no bairro Jangurussu, em Fortaleza, no dia 13 de junho. Naquela ocasião, no mesmo mês, quatro PMs foram assassinados no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário