sábado, 20 de fevereiro de 2021

Chuvas e cheia do Jaguaribe animam agricultores no Centro-Sul cearense

A primeira cheia do Rio Jaguaribe – afluente que corta as cidades de Iguatu, Jucás e Saboeiro, na região Centro-Sul do Ceará – trouxe esperança aos agricultores que esperam uma boa safra de grãos de plantio de sequeiro.  
No campo, com as boas chuvas, agricultores de base familiar já iniciam o plantio dos tradicionais grãos. 

Locomoção - Quem mora nas áreas ribeirinhas do Rio Jaguaribe agora precisa fazer a travessia de canoa e de balsas porque o volume de água não permite mais a passagem de veículos.
Moradores poderiam buscar estradas alternativas, mas preferem encurtar o trecho em cerca de 12km na localidade de Gadelha, na zona rural de Iguatu.
O transporte inclui passageiro, moto, bicicleta e mercadorias. Quem faz a condução de barcos e balsas tem uma renda extra neste período do ano.

Alerta - O bonito cenário formado com a cheia do rio atrai pessoas para banho e lazer, e pescadores. O aumento no número de pessoas às margens do Rio Jaguaribe liga o alerta do Corpo de Bombeiros de Iguatu.
“As pessoas precisam ter cuidado com a correnteza. Não se deve tomar banho após ingerir bebida alcóolica e evitar ir para as áreas mais profundas”, observou o tenente-coronel, Nijair Araújo, comandante do 4º Batalhão de Bombeiros de Iguatu. Todos os anos, segundo ele, há registros de afogamento com mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário