quinta-feira, 18 de março de 2021

CHUVAS NO CARIRI - Chuvas fazem volume do Castanhão subir 14 centímetros em 24 horas

Maior reservatório de água do Ceará chegou a 10,49% da sua capacidade nesta quinta-feira

Pescador no açude Castanhão

O açude Castanhão apresentou um aumento significativo em seu volume durante no intervalo de 24 horas. Ao atingir 10,49% de sua capacidade, o reservatório alcançou o maior nível já registrado desde o início da quadra chuvosa no Ceará, no primeiro dia de fevereiro, quando estava com 10,51%.Os números são do relatório diário realizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Os dados apontam um crescimento de 38 centímetros no nível do açude desde o início deste mês.
Desde o último dia 10 de março, o Castanhão passou a ser abastecido com parte das águas vindas do rio São Francisco, entretanto, o secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, explica que o aumento no volume do açude não é reflexo da transposição.
"O Castanhão recebeu nos últimos dois dias um aporte bastante representativo. Subiu de ontem para hoje 14 centímetros. Obviamente, esse aporte é oriundo do fluxo natural gerado pelas chuvas".
O secretário esclarece que a atual vazão vinda do São Francisco é suficiente apenas para manter os níveis do maior reservatório do Ceará.
No início desta semana, o fluxo de água no rio Salgado, o principal aquífero que abastece o Castanhão, já havia apresentando um aumento significativo na sua vazão.
As chuvas na região do Cariri são as principais responsáveis pelo feito. Durante o último fim de semana, o levantamento da Fundação Cearense de Meteorologia a Recursos Hídricos (Funceme) apontou que a região do Cariri foi a que mais choveu em todo o Estado, durante o sábado (13), e o domingo (14).
Nesta semana, as chuvas continuaram o que tem colaborado com o aumento da vazão dos rios da região. A previsão da Funceme aponta que as chuvas no Cariri devem continuar nesta sexta-feira (19), e durante o sábado (20).
Com o aumento do fluxo de água nos rios que abastecem o Castanhão, e a previsão de chuvas no Cariri, a expectativa é de que o volume do açude continue subindo durante os próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário