segunda-feira, 15 de março de 2021

Polícia Civil e Perícia Forense do Ceará passam por mudança nas gestões

Delegado Sérgio Pereira dos Santos assume a Polícia Civil, enquanto Júlio Cesar Nogueira Torres assume a Pefoce

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará 

O delegado Sérgio Pereira dos Santos assumiu nesta segunda-feira (15) o comando da Polícia Civil do Ceará no lugar do também delegado geral Marcus Rattacaso. Outra mudança anunciada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) ocorreu na Perícia Forense do Ceará (Pefoce). O perito Júlio Cesar Nogueira Torres assumiu no lugar do perito geral Ricardo Macêdo.

Delegado Sérgio Pereira dos Santos

Novo delegado da Polícia Civil - Sérgio Pereira dos Santos é delegado da Polícia Civil do Estado do Ceará desde 2013. Antes de ser anunciado como delegado geral, Sérgio atuou como delegado geral adjunto de 2019 até os dias atuais e, anteriormente, como chefe de gabinete, entre 2017 e 2019.
Antes de ingressar na Polícia Civil, ele foi policial militar da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Com graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Sérgio possui especialização em Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). No ano de 2018, atuou também como professor da disciplina de Legislação Sobre Drogas Ilegais – Lei Penal Especial na Academia de Polícia Civil do Maranhão pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Sérgio Pereira também foi diretor, dos anos de 2014 a 2016, da então Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), que agora é intitulada de Delegacia de Narcóticos. Além da unidade especializada, Sérgio Pereira também atuou como delegado nas Delegacias Municipais de Campos Sales e Parambu, e Regionais de Crato e Tauá.

Perito Júlio Cesar Nogueira Torres

Novo perito geral - Júlio Cesar Nogueira Torres é perito legista da Perícia Forense do Estado do Ceará desde o ano de 2006, onde atuava como supervisor do Núcleo de Perícia em DNA Forense. Ele possui experiência na área da Genética, com ênfase em Genética Forense. Atualmente, é mestrando em Biologia Molecular Médica pela Universidad de Buenos Aires. Júlio possui ainda especialização em análises clínicas e graduação em Farmácia, ambas pela Universidade Federal do Ceará.
O novo perito geral possui artigos científicos publicados e apresentações sobre assuntos como a coleta de material em casos de crimes sexuais e incidência de tuberculosa extra-pulmonar na cidade de Fortaleza, além de participação em congressos nacionais sobre DNA e Laboratório Forense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário