quinta-feira, 15 de abril de 2021

Conselho pede reabertura das academias como atividade essencial

Apesar da saída gradual do lockdown na última segunda-feira, mas as academias e centros para a prática de atividades físicas continuaram com as restrições de funcionamento

Academias estão sem funcionar desde o início do lockdown

O Conselho Regional de Educação Física da 5a Região (CREF5-CE) protocolou, na última terça, 13, uma nova ação civil pública com tutela de urgência contra o Estado do Ceará. Na ação, o CREF5 solicita a inclusão das academias como atividade essencial e que seja autorizado, de imediato, o funcionamento das academias de ginástica e estabelecimentos voltados à atividade física.
Na ação, foi ressaltado que os estabelecimentos irão obedecer rigorosamente os protocolos de segurança. Os espaços fechados para prática da atividade física estão sem funcionar desde o início do lockdown em Fortaleza, no dia 5 de março último. Nessa segunda-feira, 12, o Ceará começou a saída gradual do lockdown, mantendo o isolamento social.
No último sábado, dia 10, o Governo do Estado declarou no decreto de retomada gradual da economia que o funcionamento das academias segue sem se configurar como atividade essencial. O CREF5 discorda com a decisão. “Como se fosse uma atividade de lazer, como se atividade ali ofertada nos estabelecimentos não fosse atividade essencial, por conseguinte, de fortalecimento no enfrentamento ao cruel vírus ora disseminado no planeta”.
No dia 7, as entidades representantes da Educação Física enviaram um ofício, com a solicitação de abertura para a última segunda-feira, dia 12. Nesta terça-feira,13, uma nova solicitação por ofício foi enviada ao Governo do Estado.
Em Fortaleza, no dia 11 de abril, o prefeito José Sarto (PDT) decretou lei que determina a prática de atividade física essencial. Agora, a lei está em processo de regulamentação. Por todo o Estado, há um movimento, provocado pelo CREF5, junto com os vereadores, para votação da lei nas câmaras municipais. Em Capistrano, por exemplo, a lei já foi regulamentada e as academias reabriram no dia 24 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário