quinta-feira, 15 de abril de 2021

IGUATU - Ruas e casas ficam alagadas e moradores denunciam falta de infraestrutura

Um protesto foi realizado nesta quinta-feira para chamar atenção da Prefeitura sobre o caso

Moradores relatam problemas de alagamento de ruas em Iguatu

Diante dos últimos registros de chuva no município de Iguatu, moradores relatam problemas de alagamento de ruas e casas do bairro Areias. A principal denúncia da população desta região está relacionada a construção de um empreendimento considerado inapropriado por ter sido feito a partir do aterramento de uma lagoa na localidade. Eles apontam que o local está prejudicando o escoamento da água da chuva na região, o que ocasiona a invasão das águas nas ruas.
Um protesto foi realizado na manhã desta quinta-feira, 15, para chamar atenção da Prefeitura sobre o caso. Desde o início da semana, choveu 244 milímetros na cidade.
O empreendimento construído na região foi considerado inapropriado. “Hoje se concretizou o que já era previsível. Essa situação não é culpa da chuva e sim da falta de infraestrutura. O empreendimento foi considerado inapropriado para área que era uma lagoa. Antes dessas construções, não empossavam tanto. Hoje as águas das chuvas anteriores não escoaram ainda, porque não tem pra onde ir. Qualquer chuva mesmo pequena elevará o nível e fará alagar mais residências”.

Prejuízo - Segundo moradores do bairro Areias, as ruas estão completamente inundadas. “A gente não dorme mais à noite porque as águas estão nas nossas casas. A situação é muito crítica. Estamos precisando de apelo. Várias pessoas estão saindo das suas casas. A situação é de calamidade”.
Em documento de agosto de 2018, é solicitado pedido de outorga para drenagem superficial de águas pluviais na região do bairro Areias. O pedido, no entanto, teve parecer negado, conforme análise técnica da Companhia da Gestão de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh), onde apontou que o manancial da região apresentava algumas limitações.

VEJA O VÍDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário