sábado, 3 de abril de 2021

Março teve chuvas 20% acima da média histórica em Iguatu

 Em março Iguatu ficou sem contabilizar chuvas por 10 dias consecutivos

As chuvas de março em Iguatu ficaram acima da média esperada, pelo segundo ano consecutivo. Com 263 milímetros, conforme os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), o acumulado supera em 20% o normal para o mês. No ano passado o percentual pluviométrico ficou 105% superior.
Não foi dessa vez que o número do mês superou o recorde pluviométrico observado em 2008. Na época, o município registrou precipitações de 598.8 milímetros, enquanto a normal para o período é de 219.2 mm.
Em março choveu em 15 dias, porém a cidade ficou sem contabilizar acumulados por 10 dias consecutivos.

Prognóstico - A FUNCEME indica em prognóstico que até maio há chances iguais, de 40%, para as chuvas ficarem dentro ou acima da média; e 20% de possibilidade de ficarem abaixo da média.

Trussu - Embora as chuvas tenham proporcionado aportes nos reservatórios do Ceará, a situação ainda é bastante preocupante e requer conscientização de todos em relação ao uso e consumo da água.
O açude Carlos Roberto Costa “Trussu” possui 21,28% de sua capacidade, número visto em outubro do ano passado. O percentual atual é superior ao do contabilizado no ano passado, na época o reservatório possuía 16,36% de reserva hídrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário