segunda-feira, 31 de maio de 2021

INSS retoma prova de vida a partir desta terça - Quem deixar de atualizar cadastro terá benefício suspenso

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retoma, nessa terça-feira, a prova de vida anual que estava suspensa desde o ano passado por causa da crise sanitária. Os aposentados, pensionistas e detentores de auxílios precisam provar que estão vivos para continuar a receber o benefício.
A prova de vida é feita por meio virtual (biometria facial), com acesso aos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br, ou nas agências bancárias onde os beneficiários recebem o dinheiro.
Segundo o INSS, os segurados que deixaram de fazer a comprovação de vida antes de março de 2020 serão os primeiros a ter o benefício bloqueado caso não atualizem os dados cadastrais. Com a retomada da prova de vida  em  junho, a atualização de dados é exigida para quem faz esse procedimento nos meses de  março e abril.
Os beneficiários que tiverem dúvidas sobre a atualização cadastral podem acessar o site gov.br/inss/ para obter mais informações, tutorial e a um vídeo que explicam o passo a passo de como fazer a prova de vida pelo celular. Há, ainda, outro canal de informação:  é possível contar com o atendimento pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7 horas da manhã às 10 horas da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário