sexta-feira, 21 de maio de 2021

Pelo menos três cidades no interior do Ceará voltam a adotar isolamento social rígido

Mauriti, Crateús e Tamboril tentam conter o aumento do número de casos do novo coronavírus

Pelo menos três cidades no interior do Ceará voltam a adotar isolamento social rígido

Diante do aumento do número de casos de Covid-19, as cidades de Mauriti, Crateús e Tamboril, no interior do Ceará, voltaram a adotar isolamento social rígido para conter a propagação do novo coronavírus. Em Mauriti as medidas começaram a valer na última quinta-feira (20), já nos outros dois municípios o novo decreto começa neste sábado (22). Há duas semanas, outras quatro cidades haviam decretado medidas similares: Barbalha, Jardim, Farias Brito e Iguatu.
As três cidades estão na contramão da flexibilização das atividades econômicas promovida pelo Ceará desde o início de abril. No mais recente decreto anunciado pelo governador Camilo Santana, as macrorregiões de Fortaleza e Sobral tiveram avanços em ampliar o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.
Durante a vigência dos decretos municipais, a circulação de pessoas fica restrita nos espaços públicos e privados, e apenas atividades consideradas essenciais não terão o funcionamento alterado nesses municípios.

Mauriti - A cidade de Mauriti, tem pouco mais de 46 mil habitantes e passa por um aumento de casos de Covid-19. Segundo a secretaria de Saúde do município, as cidades do Cariri cearense sofre um cenário de "colapso total" no sistema de saúde.
Por conta desse cenário, Mauriti entrou em isolamento social rígido até o dia 1º de junho.
Entre as medidas decretadas estão a proibição de atividades não essenciais e toque de recolher das 20h às 5h. Durante a semana, vai haver uma flexibilização no comércio, com funcionamento permitido em horário reduzido e atendimento com 25% da capacidade.

Crateús - Na cidade de Crateús, o isolamento social rígido passa a valer a partir de 0h deste sábado (22) até o dia 30 de maio.
Nesse período, somente serviços essenciais são autorizados a funcionar com atividades presenciais. As demais atividades econômicas e serviços do setor privado só poderão atender com entrega em domicílio.
Barreiras sanitárias foram colocadas na entrada do município e só estão autorizados a entrar em Crateús veículos de pessoas que comprovem que só estão de passagem para outras cidades, veículos de abastecimento e carga e pessoas que residam no município.
Bancos, lotéricas e demais instituições financeiras estão proibidas de funcionar na cidade.

Tamboril - O isolamento social rígido em Tamboril começa neste sábado (22) e também segue até 30 de maio. O decreto estabelece toque de recolher na cidade das 20h às 5h e haverá controle da entrada e saída de pessoas e veículos.
Assim como nas outras cidades que adotaram medidas mais rígidas, apenas serviços essenciais podem funcionar de forma presencial.
Ficam suspensas atividades da construção civil, inclusive estabelecimentos comerciais que tenham essa finalidade. Oficinas só podem funcionar para manutenção de veículos pertencentes ao poder público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário