terça-feira, 17 de agosto de 2021

Eleição 2022 - Pesquisa XP/Ipespe mostra Lula com 40%, Bolsonaro, 24%, e Ciro, 10%

A pesquisa XP/Ipese foi realizada entre os dias 11 e 14 de agosto, ouviu 1.000 entrevistados e apresenta uma margem de erro de 3,2 pontos percentuais

O presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda na Região Nordeste e deixa os aliados mais entusiasmados com os números de uma nova pesquisa que o coloca como líder na corrida ao Palácio do Planalto em 2022. O levantamento da XP/Ipespe, divulgado, nessa terça-feira, mostra tendência de crescimento das intenções de voto no líder petista que agora aparece com 40% de intenções de votos, se o primeiro turno da eleição fosse realizado hoje. São dois pontos percentuais a mais em relação à pesquisa anterior.
O presidente Bolsonaro, que é candidato à reeleição, aparece com 24% de apoio dos eleitores, dois pontos a menos que na última sondagem. Com 10% de intenção de votos, aparece, em terceira posição, o presidenciável do PDT, Ciro Gomes, vindo, em seguida, o ex-juiz Sérgio Moro (9%). O ex-ministro Luis Henrique Mandetta e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do PSDB, aparecem, cada um, com 4% dos votos.
Em outro cenário do levantamento, com a saída de Eduardo Leite e entrada de João Doria (5%), Lula mantém a liderança, aparecendo com 37% das intenções de votos contra 28% do presidente Bolsonaro. O mesmo cenário tem a entrada do apresentador Datena (5%) e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que é citado por 1% dos entrevistados. A pesquisa XP/Ipese foi realizada entre os dias 11 e 14 de agosto, ouviu 1.000 entrevistados e apresenta uma margem de erro de 3,2 pontos percentuais.

CIRO E LULA AMPLIAM VANTAGEM NO 2º TURNO - O cenário, de acordo com a pesquisa, não é favorável para o atual presidente Jair Bolsonaro. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) têm mais de 10 pontos percentuais de vantagem sobre o Bolsonaro em eventual segundo turno da corrida ao Palácio do Planalto.
Ainda de acordo com informações do levantamento, em um hipotético confronto direto, Lula teria 51% das intenções de voto, ante 32% de Bolsonaro. Nesse caso, 17% dos votos são brancos e nulos ou cidadãos que optaram por não responder. Em um mês, a dianteira do ex-presidente foi ampliada em cinco pontos. Na última pesquisa, Lula vencia por 49% a 35%.
Ciro Gomes, por seu turno, tem vantagem de doze pontos: segundo o estudo XP/Ipespe, o representante do PDT vence Bolsonaro por 44% a 32%, com 24% de abstenções. Em julho, a diferença era de 10 pontos: 43% a 33%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário